Receba em primeira mão os melhores métodos e dicas para Conquistar a SAÚDE dos seus Sonhos sem GASTAR fortunas!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

woman-smiling-png

Você Sabia? Seu Tipo Sanguíneo Define a Dieta mais Adequada para Você!

11/04/2016

A Dieta do Tipo Sanguíneo é uma dieta na qual os indivíduos fazem uma alimentação específica de acordo com o seu tipo sanguíneo. Ela surgiu baseada nas pesquisas do conceituado médico naturopata, pesquisador e conferencista norte-americano Peter d’Adamo. Eleito “Médico do Ano” pela American Association of Naturophatic Physicians e Médico do Mês (em fevereiro de 1991) pelo Preventive Medicine Update, dedicou mais de 50 anos da sua vida a validar suas teorias a respeito da conexão da dieta com o tipo sanguíneo. A dedicação a sua Teoria lhe conferiram reconhecimento internacional e deram origem a trabalhos revolucionários sobre diversas doenças. Em 1996, publicou finalmente seu livro sobre estes conceitos, intitulado: ” Alimente-se Corretamente de Acordo com seu Tipo de Sangue” (hoje traduzidos para mais de 50 idiomas).

Suas extensas observações, pesquisas e testes clínicos o levaram a crer que existia uma forte conexão entre o tipo sanguíneo e o fato de determinados alimentos se comportarem ora como tóxicos para alguns e ora benéficos para outros. Isolando diversas variantes (sazonais, constitucionais, emocionais e dietéticas), o Dr. Peter conseguiu perceber que era o Tipo Sanguíneo que determinava na maioria dos eventos a boa ou má aceitação do organismo em relação a determinados alimentos.

Monitorando ao longo das décadas esta relação, concluiu que indivíduos do tipo O, A, AB e B precisam sim possuir alimentação diferente entre si, preservando “preferências e necessidades” históricas, antropológicas, instintivas e bioquímicas (recém tangebilizadas pela ciência moderna e que demandará longos anos de pesquisa) que precisam ser consideradas ao se escolher o que se come!

Sua teoria defende que um “um cardápio personalizado baseado nas preferências de cada tipo sanguíneo pode reequilibrar o organismo, gerando saúde plena e retardando o envelhecimento”.

Tive acesso as informações a respeito deste livro e desta dieta em 1999. Li o livro e fiz muitas pesquisas na época. Observei bastante aquilo que eu comia e que via as outras pessoas comerem, desde aquele ano até 2005, quando me rendi a teoria.

E me permita aqui te contar como foi esta rendição (que levou quase 6 anos para acontecer):

Na ocasião eu estava começando a formar uma clientela, atendendo com Acupuntura e Fitoterapia aqui em BH. E atender pacientes após o almoço era sempre um desafio recorrente. Eu tinha um sono intenso após o almoço (que não se dissipava com uma cesta de 30 minutos, nem de 1 hora, nem de 2 horas…). Na ocasião consultei a fundo meus postulados sobre medicina tradicional chinesa, me orientei com médicos, nutricionistas e também com alguns profissionais da medicina alternativa. Busquei respostas também pelas Teorias do “Relógio Biológico”, dos “5 Elementos”, fiz uso de generosas doses de Ginseng (pois relacionava o sono pós almoço com alguma forma de cansaço); zerei completamente a ingestão de líquidos pós almoço e mesmo assim, a  sonolência persistia.

Foi quando resolvi testar de verdade as teorias sobre a Dieta do Tipo Sanguíneo a respeito do meu Sangue B. E comecei a evitar alimentos que eram considerados “Nocivos” para o meu tipo sanguíneo. E quando retirei aquele que mais usava na época (carne de frango quase todos os dias no almoço),  a sonolência simplesmente desapareceu em poucos dias de restrição. Foi tão claro a melhora que atribui quase que instantaneamente a abstinência da carne de frango. Após este episódio entendi que havia muito mais a ser explorado naquela dieta do Dr. Peter. Hoje, passados 11 anos desta experiência, tento aconselhar e apresentar a todos os meus pacientes esta dieta, pois ela não é de forma alguma, uma aventura teórica. O Dr. Peter me fez lembrar uma frase de Albert Einsten que diz que “a capacidade de ver e entender é um dos mais perfeitos dons da natureza!” Este médico conseguiu ver e entender que pessoas diferentes (com tipos sanguíneos diferentes) precisam de alimentos diferentes. E com isso, na minha concepção, uma mente treinada dentro do cartesianismo médico ocidental, conseguiu caminhar em direção a visão abrangente da Racionalidade Médica Oriental. Onde a medicina tradicional chinesa, há milênios, vem propondo que: cada pessoa é única e precisa de um método personalizado.

Percebi que esta dieta do tipo sanguíneo, consegue oferecer um nível de individualização bem interessante, mesmo oferecendo as “tabelas” (que nos fazem crer a princípio que a teoria seja um tanto engessada); e que podem ajudar a um número infinito de diferentes indivíduos.

Hoje ao redor do planeta, existe um incontável número de pessoas praticando esta dieta. E eu sinceramente acredito que ela representa um dos maiores avanços médicos ocidentais do século XX. Mas como toda teoria a frente do seu tempo, ela vem sendo refutada na mesma intensidade que é admirada. Pesquisadores de diferentes linhas de pensamento, insistem em dizer que ela não funciona, de que a teoria é utópica, sem embasamento científico verdadeiro. Mas a ciência ocidental, não é como a ciência natural antiga, que cria postulados insuperáveis através dos séculos (veja as teorias da medicina tradicional chinesa: 3 mil anos de história, imutáveis e mantendo saudável uma população de mais de 1 bilhão de pessoas). A ciência ocidental é uma criança teimosa, que fecha a cara quando algo não lhe agrada aos olhos, se fecha em seu mundo, começa a fazer pesquisas em camundongos (brincadeiras sem graça de laboratório), e se abrindo finalmente apenas para apresentar sua tese de mestrado ou doutorado, jogando isso na mídia e disparando prematuramente: “presta, não presta; presta, presta…” e fica assim, hora confirmando, ora refutando, para depois confirmar de novo.

Falo sempre nos meus cursos e palestras, que devia ser proibido no mundo inteiro, fazer pesquisas em laboratório antes de viver a experiência de campo. Pois acredito firmemente que só pode falar com autoridade sobre qualquer assunto (principalmente na área da saúde) quem tem bagagem clínica. Quem está a anos na ponta da cadeia, lá no extremo onde se toca e se sente a vida, onde o profissional se emaranha com o paciente e consegue assim extrair o melhor entendimento. E por fim propor um caminho. Refutar uma teoria de dentro de um laboratório é muito fácil. Difícil é entender minimamente a Vida na sua Plenitude!

Portanto, se você é do time do “cientificamente comprovado” e ainda se mantém iludido(a) com esta frase, com estas aventuras de laboratório (como se não existisse vida na terra antes do cientificamente comprovado), já te adianto: conceitos como este não são para você. Fique na Dieta Paleolítca, Low Carb, Cetogênica, da Sopa, Vegana, da Lua, da Água…

Mas se você é uma pessoa de mente aberta, disposta(o) a caminhar em direção a padrões de entendimento mais elevados e amplos a respeito de tudo, a Dieta do Tipo Sanguíneo é a porta de entrada para um mundo novo. E ela fará você ir cada vez mais além; e te ajudará por fim a olhar e se abrir em direção a Dietoterapia Chinesa e Brasileira (um modelo de alimentação que consegue situar com perfeição todo indivíduo a nível sazonal, emocional, orgânico e lhe propor uma rota. Eu a considero a mãe de todas as Dietas. A considero a Dieta Definitiva!) Mas adentrá-la não se faz pelo bolso, ou pela formação acadêmica, ou pelo simples querer. Para adentrá-la tem que merecer! Este é um Caminho regulado por Forças Superiores! Nela, “repousa com serenidade” aqueles que entenderam a “Força, Beleza e a Leveza do Caminho do Meio”. Aqueles que entenderam que radicalismos apressam a degeneração da vida e que excessos também! Fazer parte desta Família que carrega em si os conhecimentos da Dietoterapia Chinesa e Brasileira vai além de um aprendizado! É fazer parte de um Grupo seleto de pessoas que possuem total controle e lucidez sobre sua Dieta, sobre sua Saúde e Vitalidade! E torço para que ela (a Dietoterapia Chinesa e Brasileira) se abra para você em Breve! E que você esteja receptivo(a) para conseguir dar este passo adiante!

E para seguirmos em frente trilhando este caminho juntos, eu compilei em 2006 a Dieta do Tipo Sanguíneo (junto com algumas outras considerações baseadas na Dietoterapia Chinesa e Brasileira) e a coloquei neste material que estou disponibilizando aqui para você! Nele consta a Dieta do Tipo Sanguíneo para cada perfil: A, O, AB e B. E fui um pouco além e aproveitei e listei também o perfil térmico ideal para cada indíviduo, baseado no YIN (Friorento) e Yang (Calorento). Então se você é do sangue A e é uma pessoa calorenta (Yang), você deve baixar a Dieta do Tipo A – Yang (Calorento). Se você é do tipo A e é uma pessoa Friorenta (portanto Yin) você deve baixar a Dieta do Tipo A – Yin (Friorenta). Caso queira definir melhor seu perfil térmico, CLIQUE AQUI neste post onde explico melhor sobre Indivíduos YIN e Indivíduos YANG. E assim se deve fazer com todos os tipo sanguíneos.

Baixe, salve no seu computador ou celular. E quando for as compras, procure comprar para dentro da sua casa, apenas os alimentos que combinam com o seu tipo sanguíneo. Os demais você deixa para comer fora de caso, quando não lhe restar alternativas (afinal, o meio externo é mais difícil de se controlar; pois nunca sabemos onde precisaremos parar para comer neste mundão de Deus)…

E pelo menos dentro da sua casa, deixe a Dieta do Tipo Sanguíneo começar a transformar sua vida para melhor. Assim como transformou a minha e de tantas outras pessoas!

Te desejo muita Força neste Empreitada!

Um abraço!

Professor Fernando Braga

Baixar Dieta do Tipo Sanguíneo A – Yang

Baixar Dieta do Tipo Sanguíneo A – Yin

Baixar Dieta do Tipo Sanguíneo B – Yang

Baixar Dieta do Tipo Sanguíneo B – Yin

Baixar Dieta do Tipo Sanguíneo AB – Yang

Baixar Dieta do Tipo Sanguíneo AB – Yin

Baixar Dieta do Tipo Sanguíneo O – Yang

Baixar Dieta do Tipo Sanguíneo O – Yin

Postado por fernandobragabhgmail-com


Buscar no Blog

fernando_braga

Professor Fernando Braga
Semear Saúde Através dos Recursos Oferecidos pela Mãe Natureza! Se você também Ama a Natureza Estude Comigo ou Venha se Tratar Comigo! Clique num dos Botões Abaixo e Comece a sua Jornada! Estaremos Juntos Nesta Empreitada!

Receba em primeira mão os melhores métodos e dicas
para Conquistar a SAÚDE DOS SEUS SONHOS sem GASTAR uma fortuna!

 

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

 

Professor Fernando Braga

          © 2019 · Professor Fernando Braga - Todos os direitos reservados.