Você é mais YIN ou mais YANG? Descubra Agora!

Tempo de leitura: 4 minutos

Criei este post para esclarecer a você sobre a sua térmica corporal! E a influência desta térmica em sua saúde e/ou nas doenças que você possa porventura vir a apresentar ou até mesmo estar apresentando neste momento!

Nos meus 15 anos de trabalho como Terapeuta Natural percebi claramente que o desconhecimento da Temperatura Corporal é sem dúvida nenhuma um dos maiores agentes geradores de doenças no mundo ocidental! Saber se você é Calorento (YANG) ou Friorento (YIN) poderá equilibrar sua saúde ao longo das estações do ano, ajudar você a escolher seus alimentos em dias frios (YIN) e dias quentes (YANG) e principalmente mostrar a você que a saúde precisa ser administrada em função da Térmica Corporal! Situações Quentes (YANG) precisam de cabeça Fria (YIN); e em dias frios (YIN) precisamos produzir Calor (YANG)! Este conceito dual do YIN e YANG (ou Quente e Frio), preconizado na medicina tradicional chinesa há mais de 2.000 anos baliza com muito sucesso todo o trabalho de cura e de prevenção de doenças desta medicina!

yin_e_yang

E para ajudar você a definir sua térmica corporal, ou seja, se auto-definir como pessoa mais Calorenta (YANG) ou pessoa mais Friorenta (YIN), selecionei os sinais mais importantes que usamos nas nossas avaliações antes de atender um paciente com Acupuntura e/ou Fitoterapia! Leia com carinho e tente se encaixar em um dos 2 grupos de características abaixo:

GRUPO A – pessoa YANG (calorenta) e suas principais características:

* Mãos e Pés Quentes de Dia e de Noite;

* Prefere o Inverno (pois se sente melhor nesta estação);

* Não se agasalha facilmente (pois sente muito calor);

* Dorme mais esparramado e não gosta muito de se cobrir ao dormir;

* Se incomoda facilmente com a exposição ao sol (tende a queimar a pele rapidamente);

* Possui clara preferência pela ingestão de água gelada;

* Se regenera facilmente de problemas emocionais e volta a acreditar na vida e nas pessoas;

* Grande tendência à insônia e à ansiedade.

GRUPO B – pessoa YIN (friorenta) e suas principais características:

* Mãos e pés frios ao longo do dia ou pelo menos durante a noite;

* Prefere o verão com dias ensolarados e se incomoda com dias nublados e/ou frios;

* Gosta de se agasalhar e precisa dormir mais aconchegada e em conchinha;

* Tende a ingerir pouca quantidade de água ao longo do dia (ou não tem muita atração pela água);

* Mais sensível emocionalmente, demandando mais tempo para cicatrização das agressões emocionais impostas pela vida e pelas pessoas;

* Grande tendência a sonolência e necessita de mais horas de sono para se manter com mais vigor.

É importante considerar que quanto mais dificuldade você tiver para se encaixar em 1 dos 2 grupos mencionados acima, maior a chance de você apresentar uma térmica corporal mais equilibrada. E isso é o ideal para se manter a saúde em equilíbrio! Geralmente quanto mais as pessoas se definem como “muito calorentas” ou “muito friorentas” mais desequilíbrios internos seus organismos podem estar apresentando e elas ainda não se deram conta disso!

yin_yang

Tente imaginar o que o entendimento do YIN e YANG pode fazer por você! Quanto mais e melhor você entender sua temperatura corporal, que eu chamo em meus cursos e em meus atendimentos de “Entendimento do Princípio Térmico de Yin e Yang”, mais qualidade de vida você terá! E poderá contar com uma poderosa medicina com mais de 2.500 anos de experiências clínicas acumuladas sobre a Térmica do Frio (YIN) e do Calor (YANG) no tratamento de doenças. Ao se abrir para este fantástico conceito de saúde, para esta maneira especial de enxergar todo o funcionamento do corpo termicamente, você passa a contar com um vasto arsenal de recursos para a promoção da saúde e prevenção de doenças, totalmente formatado termicamente: alimentos quentes e alimentos frios, ervas quentes e ervas frias, exercícios físicos que estimulam (quentes – YANG) e exercícios físicos que acalmam (frios – YIN)…

Desejo que você abrace cada dia mais o “Princípio Térmico de YIN e YANG” e Conquiste mais e mais Saúde!

E se quiser aprender muito mais sobre o Imenso Poder de Cura da Medicina Tradicional Chinesa, aliada as poderosas Ervas Brasileiras, CLIQUE AQUI!

VOCÊ GOSTOU DESTE POST? Então por favor:

Curta e Compartilhe em suas redes sociais!

Deixe um comentário!

Muita Saúde Sempre!

Professor Fernando Braga

23 Comentários


  1. Muito bom post Fernando….vou copiar e colar no meu site….claro, com os seus créditos pode ficar tranquilo….rrssss.

    Responder

  2. Oi, Prof. Fernando! Tudo bem? Vê, por que você está citando só 2000-2500 anos? São mais de 8000 anos de conhecimentos orientais, não é?! Pelo menos 5000 fartamente historiados…
    Abçs. M

    Responder

  3. Valeu, professor Fernando, matéria maravilhosa para nosso crescimento e aprendizado na medicina chinesa. Obrigado. Marcos.

    Responder

  4. Gostei muito da reportagem vai ser muito útil estas informações. Gosto muito de medicina natural.
    Muito obrigada.

    Responder

  5. Olá Fernando, tudo bem?
    Gostei muito do seu post, não tinha conhecimento sobre YANG e YIN. Me identifico com YANG, mas não gosto frio, apesar de ser calorenta e também não acho que me regenero facilmente de problemas emocionais em relação a relacionamento amoroso. O que me diz sobre isso?

    Responder

    1. Ei Francinete! Boa Noite! A maioria das pessoas apresentam um perfil misto, com algumas características YIN e outras YANG. Em medicina tradicional chinesa, estes dados ajudam muito a nortear a medicina interna principalmente (dietoterapia e fitoterapia). Quando isso acontece (sinais mistos), aconselho meus alunos a tratarem de forma dual, a Energia (Yang) e o Sangue (Yin), dando maior ênfase a polaridade mais predominante. Em pessoas mais Yin (friorentas) priorizamos o fortalecimento da Energia (Yang) e em pessoas mais Yang (calorentas) priorizamos a nutrição do Sangue (Yin). Espero ter clareado um pouco para você! Abração!

      Responder

  6. Oi Fernando, gostei bastante do testo, me encaixo no dois, adoro frio, sempre fui friorenta, detesto água gelada, e tenho insonia muitas vezes… mas depois da menopausa vivo mais quente rsrsrs, então te pergunto, para um equilíbrio entre ying/yang, shiatsu resolveria ou ajudaria?
    Grata
    Cristiane
    PS: vou copiar o testo adorei….
    Bjs
    Cristiane

    Responder

    1. Querida Cristiane Fessel! Obrigado pelo retorno! Mulheres geralmente possuem este padrão mesmo. São mais Yin até a menopausa. Depois ficam mais Yang. O Shiatsu pode ajudar você até certo ponto; mas não trataria as causas. Porque na medicina tradicional chinesa estas variações de Yin e Yang vem de dentro. E portanto são tratadas pela chamada “medicina interna” (dietoterapia e fitoterapia). Acupuntura, massoterapias, exercícios físicos de diferentes modalidades podem ajudar, mas não produzem o saneamento interno necessário para reequilibrar em profundidade o organismo entende! Espero ter colaborado! Abração!

      Responder

  7. Muito bacana a matéria…e uma pessoas que se enquadrou completamente no yin, o que fazer para ter um equilibrio?

    Responder

    1. Cara Gracielle! Esta pessoa precisa fazer mais uso de chás amornantes em sua dieta como: Erva Doce, Capim Cidreira, Chá Verde (sempre pela manhã e no máximo à tarde). Precisa tomar vitalizantes de tempos em tempos: Catuaba, Ginseng, Tribulus Terrestris… Precisa evitar dieta crua e alimentos considerados frios: leite e seus derivados, saladas cruas, legumes crus, uso de frutas suculentas à noite (Melancia, Melão, Laranja, Abacaxi). Dentre outros cuidados! Espero ter ajudando! Abração!

      Responder

  8. Caro Mestre FERNANDO,
    Muito obrigado por compartilhar vossos conhecimentos; é uma riqueza imensa poder desfrutar de vossa sabedoria. Que Deus possa continuar te iluminando e te abençoando.
    Abraço!

    Responder

  9. Olá Professor eu tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente em um curso de acupuntura em Cuiabá MT. Fiquei facinada por tantos benefícios das plantas e outros elementos para o tratamento das diversas patologias..pena que a gente não tem outras oportunidades de fazer mais cursos sobre a fitoterapia.eu gostaria de frequentar um curso da fitoterapia brasileira porque nós vimos sobre a chinesa, espero ainda ter novas oportunidades. Abraços Ivete

    Responder

    1. Obrigado por suas palavras Ivete! Agora estou ministrando um curso online 100% EAD (idêntico ao meu curso presencial). E nele ensino tanto a Fitoterapia Chinesa quanto a Fitoterapia Brasileira. E ensino o modelo de diagnóstico por padrões de desarmonia também! Se você quiser conhecer, acesse: http://www.ibratecsaude.com.br. Abração!

      Responder

  10. Saudações, Professor.

    Gostaria de saber se existe uma classificação que seja um meio termo entre o Yin / Yang ?
    Fiquei curioso neste sentido, pois tenho características dos dois.

    Ah, gostaria de congratular-te por este trabalho, no momento estou iniciando estudos sobre o assunto.

    Responder

    1. Olá JUliano! Na verdade ninguém é totalmente Yin nem totalmente Yang. Quando mais discrepante a térmica geral for, maior a tendência de doenças (calorentos demais ou friorentos demais). O perfil misto (quanto mais próximo do caminho do meio, maior equilíbrio orgânico ele tende a ter entende (pessoas que quase não sentem os efeitos do Frio ou Calor sobre seus organismos e são pouco afetados pela sazonalidade (não gripam nas trocas de estações ou adoecem com frequência em determinada estação…). Quanto mais misto a pessoa for maior sua tendência a saúde! Um abraço!

      Responder

    2. Bom dia Juliano! A maioria das pessoas tenderão ao meio termo entende. Aquelas que apresentarem características yin ou Yang muito discrepantes tendem a estar mais doentes (aqueles muito friorentos ou muito calorentos). Quanto mais dificuldade a pessoa tiver de se situar como Yin ou Yang mais equilibrado o organismo tende a estar (pelo menos no quesito térmico entende). Abração!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *